Afinal, qual o conceito de Sustentabilidade?

0
33 Flares Facebook 0 LinkedIn 33 33 Flares ×

Little girl smells flower

A sustentabilidade nunca esteve tão em alta quanto nos dias atuais. O aumento da população e da atividade industrial, as mudanças climáticas e os seus impactos no futuro do planeta trazem preocupações urgentes.

Contudo, a definição do termo ainda gera dúvidas em grande parte da população.

Termos e definições

Em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, o termo Desenvolvimento Sustentável foi estabelecido e definido. Adotando a ideia de que o desenvolvimento sócio-econômico e o meio ambiente podem ser geridos de uma forma mutuamente benéfica.

Em 1983, foi estabelecida a Comissão Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com a missão de analisar criticamente todos os graves e negativos impactos das atividades humanas sobre o planeta. Incluindo as consequências do acelerado crescimento e desenvolvimento industrial.

Como resultado, em 1987 foi emitido o Relatório Brundtland ou “Nosso Futuro Comum”, no qual está formalizado o conceito de Desenvolvimento Sustentável, sendo ele: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

Já em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92), o desenvolvimento sustentável foi reconhecido como o grande desafio atual da população mundial. Isto porque as empresas, ao longo do tempo, desenvolveram apenas ações pontuais. Como projetos de preservação, de reflorestamento, de proteção às espécies ameaçadas de extinção, dentre outras. Por mais que sejam válidas, tais ações não representavam, em si, o conceito mais amplo do desenvolvimento sustentável, e traziam uma visão de sustentabilidade quase que exclusivamente voltada para a questão econômica.

Modelo de Sustentabilidade de Três Pilares

Por esse motivo, e como forma de tornar mais compreensível e simplificado o acesso ao conceito sobre a importância da sustentabilidade, em 1997 a União Européia formulou os três pilares da sustentabilidade na Conferência de Cúpula de Copenhague e no Tratado de Amsterdã de 1997.

Esse princípio, denominado “Modelo de Sustentabilidade de Três Pilares”, se baseia naquelas que são consideradas as práticas ideais relacionadas às ideias de preservação do meio ambiente. Utilização de materiais renováveis e diminuição do desperdício, bem como na aplicação desta forma de pensar na atual configuração da sociedade.

Os três pilares da Sustentabildade são: social, econômico e ambiental.

O Pilar Social parte do princípio de se ter uma sociedade bem cuidada e saudável. Portante, este pilar se refere ao capital humano de um empreendimento, à comunidade e à sociedade como um todo. De forma mais ampla, orienta que é necessário criar mecanismos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos. Como leis de amparo às necessidades da população e desenvolvimento de melhorias em áreas como educação, segurança e lazer.

O Pilar Econômico vai além do seu significado superficial que é relacionado ao dinheiro. Diz respeito às causas e efeitos de decisões de negócios também no âmbito social e ambiental. Movimentar a economia de maneira saudável, garantir o fluxo econômico e gerar empregos são formas de garantir a sustentabilidade.

Por fim, o Pilar Ambiental refere-se a todas as condutas que possuam algum impacto no meio ambiente, de curto, médio ou longo prazos. É a base da sustentabilidade, já que todas as atividades devem ser feitas para reduzir ou impedir qualquer impacto ambiental.

Aos poucos, a sustentabilidade precisa deixar de ser apenas um princípio e se transformar em ação concreta. E a concretização do desenvolvimento sustentável depende, sobretudo, de um compromisso de toda a humanidade com ações embasadas pela idéia de defesa do bem comum. A dimensão de sustentabilidade precisa estar presente nas diversas esferas da sociedade. Desde a preservação de recursos naturais, passando pela defesa da democracia e pela garantia da própria vida humana.

Baixe nossos materiais relacionados

cta_ciclo_produtos   cta_ambienta

Comentários no Facebook

33 Flares Facebook 0 LinkedIn 33 33 Flares ×