Qual a função das notas na ISO 9001

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vector illustration of businessman proudly standing and showing a diploma. Flat style

São frequentes as dúvidas, no âmbito do processo de auditoria, tanto para auditores como para auditados, relativo às “NOTAS” que estão presentes em vários requisitos da Norma NBR ISO 9001:2015.

Segundo a NBR ISO 9001:2015, a Informação indicada como “NOTA” serve como orientação para entendimento ou esclarecimento do requisito associado.

As notas podem ser vistas ao longo dos requisitos da NBR ISO 9001:2015 com funções diferentes como para:

  • Definir Termos, como no Requisito: 1.1: “NOTA –  a referência a “negócio”. Nesta norma pode ser interpretada, de modo amplo, como aquelas atividades centrais para os propósitos da existência da organização. Seja ela pública, privada, voltada para o lucro ou sem finalidade lucrativa”.
  • Orientação, como no Requisito: 2.2 – Auditoria Interna: “NOTA  Ver ABNT NBR 19011 para orientação”.
  • Comentário para elucidar melhor como tratar uma determinada situação, como no Requisito: 3.4 –  “NOTA -Análises críticas de projetos e desenvolvimento, verificação e validação têm o propósito distinto. Elas podem ser conduzidas separadamente ou em qualquer combinação, como for adequado para os produtos e serviços da organização”.
  • Exemplificar situações visando melhorar o entendimento, como no Requisito: 2.3.1 –  “NOTA  Em algumas situações, como vendas na internet, uma análise crítica formal para cada pedido é impraticável. Neste caso, a análise crítica pode compreender as informações pertinentes ao produto, como catálogos.

A prática tem mostrado que estas “NOTAS” são de uma forma geral, ignoradas e abstraídas do contexto do requisito. Muitas vezes deixando a organização, de tornar seu Sistema de Gestão muito mais eficaz.

Também, a valorização das “NOTAS” e a relevância de suas informações podem agregar valor e solucionar situações de difícil compreensão, tanto para o auditor como para o auditado, permitindo um entendimento unificado e consequentemente um processo de auditoria de consenso e de menos conflitos pela subjetividade da interpretação.

Baixe nossos materiais relacionados

whitepaper_cta   CTA_blog

Comentários no Facebook

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×