Auditor: como está o mercado de trabalho para esse profissional?

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

auditor

Para começarmos a ter uma noção do mercado de trabalho, o mercado de capitais nacional é regulado por normas que são auditadas de forma sistemáticas a fim de fiscalizar, regular e controlar as suas transações. O profissional responsável pela atividade de determinação da conformidade a essas normas é o auditor.

De uns cinco anos para cá, o país tem vivenciado constantes anúncios de investigações de corrupção em diversos segmentos nacionais, envolvendo até mesmo a iniciativa privada.

Diante desse contexto, o mercado de trabalho para o auditor está cada vez mais propício, uma vez que o país vem implementando normas de compliance – como, por exemplo, a ISO 37001 – antissuborno –  e uma cultura de auditoria dos negócios. Não só para investigar fraudes, mas para aprimorar suas práticas de gestão e financeiras, aproximando da realidade dos mercados internacionais, facilitando as transações, fusões e parcerias.

Projeção positiva no mercado de trabalho para o auditor

A função de auditor tem ganhado notoriedade no mercado de trabalho, além de ter uma projeção de ascensão no mercado internacional. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos concluiu que a profissão de auditor interno estará entre as cinco principais carreiras em ascensão em 2018.

O auditor possui a função de avaliar a conformidade das informações fornecidas pelas empresas ao mercado e órgãos reguladores, geralmente por meio das suas demonstrações financeiras, conforme as regras, regulações nacionais e internacionais. O auditor também pode auditar sistemas de gestão, tais como o da qualidade e ambiental conforme as normas e legislações ligadas a cada setor.

auditor

No Brasil, esta realidade não é diferente, sendo que atualmente, registra-se aproximadamente 45 mil profissionais atuando como auditores nos diversos segmentos privados e públicos do mercado de trabalho. Há estimativas que o mercado terá uma projeção de 30% na procura por auditores nos próximos dois anos por empresas da iniciativa privada para auditar suas contas e processos.

Ao atuar como auditor, o profissional tem a possibilidade de conhecer com profundidade as áreas de uma organização, agregando valor aos objetivos do negócio. Com esse foco, uma pesquisa voltada para relacionar as tendências de carreiras no país demonstrou que os auditores brasileiros têm planejado suas carreiras com um posicionamento voltado à gestão de riscos, à legislação brasileira e às normas internacionais que orientam as atividades do setor dedicado.

Formação profissional continuada

Cabe lembrar que com o mercado configurando um cenário positivo para a atuação do auditor, a concorrência também é acirrada. Desse modo, para se destacar profissionalmente, a formação do profissional é o diferencial. Manter-se atualizado e alinhado com as alterações das normas, certificações e legislação, além das boas práticas exercidas e adotadas pelo mercado torna-se fundamental.

Um auditor qualificado é aquele que se dedica a entender bem do processo que se propõem a auditar. Essa qualificação é adquirida através de conhecimento, reciclagem e atualização por meio de cursos, palestras, grupos de estudos e treinamentos.

Outro ponto de destaque na preparação do auditor é dedicar-se a aprender um idioma. Na área de auditoria, saber uma língua estrangeira é fundamental. Dominar o espanhol pode ajudar, mas ter o inglês possibilita ao auditor trabalhar de forma mais ampla em qualquer segmento do mercado. Para aqueles que já estão aptos nesses idiomas, ficar de olho no mandarim pode ser um diferencial, já que o mercado chinês continua em expansão.

Ficou animado com as perspectivas de atuação profissional? Compartilhe conosco suas experiências e expectativas deixando seu comentário.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×