Preciso ter uma graduação para trabalhar como auditor?

0
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As empresas, nos últimos anos, têm se preocupado cada vez mais em melhorar seus processos, trazendo transparência, seriedade e qualidade em suas atividades e resultados. Desse modo, está cada vez mais comum as companhias passarem por processos de certificação e auditoria.

Se você tem interesse nessa área e pretende atuar como auditor, algumas dúvidas podem surgir ao planejar sua carreira, como por exemplo, se para ser auditor é preciso ter graduação. A seguir, esclarecemos essa questão para auxiliá-lo a tomar uma decisão e tornar-se auditor.

Formação profissional do auditor

Se você pensa em trabalhar como auditor, esteja preparado para um caminho profissional de constantes estudos e atualizações. Para ser um bom profissional, é preciso estar atento às mudanças e alterações das normas e regulamentações que estão em constante atualização, já que pretendem ser orientadores de melhores práticas para as empresas.

Mas antes, para ser auditor é necessário estabelecer a área em que deseja atuar. Por exemplo, se você deseja trabalhar na área alimentícia realizando auditorias de sistemas de gestão da qualidade ou segurança dos alimentos, você precisa ter algum conhecimento prévio da área.

Sendo assim, para ser um auditor, ter uma graduação irá lhe proporcionar conhecimento prévio para exercer a função. Ao decidir em qual segmento deseja atuar, levar em consideração seus conhecimentos prévios podem auxiliar na escolha pelos treinamentos a serem realizados na sua formação. Por exemplo, se você pensa em se tornar um auditor de certificação na área da indústria alimentícia, possuir uma formação relacionada a essa área é o mais pertinente, como por exemplo, engenharia de alimentos, engenharia química, ciências farmacêuticas, ciência e tecnologia de alimentos, dentre outros.

Talvez você já esteja inserido em um contexto corporativo em que está instaurando o processo de certificação, e isso despertou em você o interesse por ser um auditor interno e colaborar com a melhoria contínua da gestão da empresa. Sendo assim, você pode se especializar através de cursos pertinentes e treinamentos para se tornar um auditor interno, não tendo necessariamente uma graduação que esteja relacionada à área.

Melhoria contínua

Ao trabalhar como auditor você precisa ter em mente a importância de estar sempre alinhado com as melhores práticas exercidas e atualizações normativas das certificações. Sua carreira precisa de melhoria contínua para ser um profissional qualificado, com bons resultados em suas auditorias.

E como aprender a ser um auditor? Como aprender as boas práticas? Como posso me informar e me manter atualizado sobre as certificações e critérios necessários para serem abordados em uma auditoria?

O conhecimento e a formação de um bom profissional vêm da sua atualização e aprendizagem. Sendo assim, cursos de formação de auditor líder ou auditor interno de sistemas de gestão podem lhe prover conhecimento ensinando os princípios, as certificações, técnicas de auditoria, postura e comportamento para realizar uma auditoria, bem como saber analisar o contexto do negócio e dos processos para gerar seu relatório de resultado da auditoria.

Sendo assim, para se tornar um auditor qualificado é importante ter conhecimento da área, das certificações e manter-se sempre atualizado, garantindo as adoções de boas práticas pelas empresas em seus negócios. Quer saber mais sobre como se tornar um auditor? Acompanhe o nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×